Bisturi

Saiba escolher bem: O resultado estético depende do cirurgião plástico

Antes de decidir por uma cirurgia plástica, seja esta estética ou reparadora, é necessário certificar-se se o médico é realmente um especialista credenciado. Saiba o que fazer!

Saiba escolher bem: O resultado estético depende do cirurgião plástico

A primeira motivação para se realizar uma cirurgia plástica é a insatisfação com algum aspecto da aparência. Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking do número de cirurgias plásticas realizadas.

Em 2018, ano do último censo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), foram feitas 1.742.861 cirurgias plásticas estéticas e reparadoras no Brasil, um aumento de 18,3% em comparação a 2016.

Em alguns casos, nem é necessária a atuação do bisturi. Existem os procedimentos chamados não invasivos como, por exemplo, o preenchimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores, laser e outros para disfarçar os sinais de envelhecimento facial.

Estes procedimentos não eliminam totalmente a necessidade de cirurgia, contudo, quando bem indicados, podem oferecer uma melhora importante na aparência do paciente retardando a sua realização.

A escolha do procedimento cirúrgico deve ser feita conjuntamente pelo médico e paciente. Portanto, cabe ao cirurgião plástico expor todas as possibilidades de técnicas disponíveis para o seu tratamento e, então, decidir pela melhor opção para cada paciente.

Antes de decidir por uma cirurgia plástica, seja esta estética ou reparadora, é necessário certificar-se se o médico é realmente um especialista credenciado. Uma avaliação segura é pesquisar. Se o nome do médico não aparecer na lista, desconfie. A inscrição como especialista no site da SBCP é garantia que ele recebeu treinamento adequado para a prática da cirurgia plástica.

Obter referências de pacientes ou outros médicos também ajudam na escolha. A paciente deve se sentir à vontade com o médico e procurar, dentro do possível, esclarecer todas as suas dúvidas nas consultas de pré-operatório.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS