Bisturi

Ritidoplastia: saiba como é esta cirurgia plástica

A ritidoplastia é um procedimento cirúrgico estético que visa melhorar os contornos faciais, suavizando marcas na pele relacionadas à idade especificamente no rosto e na região do pescoço. Saiba mais!

Ritidoplastia: saiba como é esta cirurgia plástica

Com o objetivo de remover excesso de pele e elevar os tecidos faciais, a ritidoplastia vem sendo muito procurada por pessoas que querem reduzir as rugas e disfarçar a flacidez na pele, incluindo a famosa papada do pescoço.

Quem procura esse tipo de procedimento estético busca uma melhor aparência e uma redução dos sinais naturais do envelhecimento.

Ritidoplastia – O que é?
A ritidoplastia, conhecida também como facelift, serve para corrigir alguns problemas na pele resultantes da perda da elasticidade e do aumento da flacidez.

Com o passar dos anos, os músculos e os tecidos que dão suporte à pele ficam mais relaxados, fazendo com que ela perca a elasticidade. Além disso, pode ocorrer uma perda gradual e difusa de gordura, músculos e osso sob a pele.

Tudo isso faz com que vincos e marcas na pele fiquem mais profundas e perceptíveis. O objetivo de uma ritidoplastia é melhorar os contornos da face através da ressuspensão da pele e dos tecidos que dão suporte a ela.

Assim, a cirurgia serve para esticar a pele, suavizando as rugas e marcas de expressão e deixando a pele com aparência mais lisa e firme.

A cirurgia não é capaz de deixar a pele mais jovem ou de alterar assimetrias naturais na pele. O intuito do procedimento também não é impedir ou retardar o envelhecimento normal de todo ser humano, mas sim de amenizar algumas marcas mais profundas e melhorar a autoestima do paciente.

O que se pode esperar de uma ritidoplastia é:

Procedimento
O procedimento é normalmente realizado sob anestesia local com o apoio de uma sedação oral, mas há casos em que a operação é feita com o paciente sob efeito de uma anestesia geral. A cirurgia pode ser feita em um ambulatório ou em um hospital e costuma durar aproximadamente 4 horas.

Antes da ritidoplastia, o cirurgião pode te orientar a lavar os cabelos e o rosto com um sabão especial contendo agentes bactericidas e antissépticos para prevenir infecções no dia do procedimento.

Informações sobre jejum devem ser solicitadas à equipe médica antes da cirurgia, mas geralmente é necessário manter um jejum de pelo menos 6 horas.

Conforme envelhecemos, é natural que a pele perca a elasticidade. Isso resulta em um “papo” abaixo do queixo, rugas profundas e peles soltas no pescoço.

Durante a cirurgia, o médico cirurgião faz uma incisão na linha do couro cabeludo. O excesso de pele é então separado do tecido de suporte e removido. As bordas da pele que sobram são puxadas para cima e para trás e suturadas na linha do cabelo, o que deixa a cicatriz praticamente invisível.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS