Segundo a estetacosmetóloga, Krisna Rafaela Becker Vogt, o procedimento tem como objetivo estimular o sistema linfático. “ A massagem deve ser realizada sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido dos linfonodos”, afirmou.
Ela acrescentou que, a drenagem pode ser realizada em todo o corpo, até mesmo, no rosto, pescoço e couro cabeludo. “Cada região pede movimentos diferentes, sempre terminando em algum gânglio linfático. Quando feita de forma manual, exige movimentos leves e com pressão em bracelete”, salientou.
Mito ou verdade?
Drenagem emagrece?
Mito. A drenagem ajuda, na verdade na eliminação de líquidos retidos e na liberação de toxinas, não havendo perda de gordura. Para perder gordura e emagrecer, é preciso conjugá-la com uma série de fatores, tendo em vista uma rotina saudável, alimentação equilibrada, ingestão adequada de água e exercícios físicos.
Quem tem trombose não pode fazer?
Verdade. Quem tem trombose não deve realizar o procedimento. Mas é indicado sempre consultar um médico antes.
Beber água potencializa os efeitos?
Verdade. Antes e depois da drenagem, a ingestão de água melhora a retenção de líquido e eliminar toxinas. Água é importante sempre!
Ajuda a diminuir a celulite?
Verdade. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos. A retenção não permite a oxigenação do tecido, dando origem a nódulos.
Grávidas podem fazer drenagem linfática em qualquer período da gestação?
Verdade. Elas podem e devem, fazer o procedimento, uma vez que na gravidez a mulher fica muito inchada, principalmente nos últimos três meses. Pode ser realizado durante toda a gravidez, mas sempre com acompanhamento medico.
Ajuda na TPM?
Verdade. Sim, a drenagem pode ajudar na tensão pré-menstrual. Ela atua na liberação dos líquidos, combatendo o inchaço, que é um dos sintomas da TPM, além de ajudar no controle da ansiedade, por ter um efeito bem relaxante.
Logo após o procedimento, o paciente já consegue perceber os resultados. “A melhora do inchaço, por exemplo, pode ser sentida imediatamente ou algumas horas depois”, salientou a profissional da Magrass.