Bisturi

Microenxerto capilar é diferente de transplante capilar?

 Deixar aflorar a criatividade é uma iniciativa interessante, mas muitas vezes o objetivo é ludibriar para encantar. Um exemplo é o uso do termo “microenxerto capilar” para se designar o bom e velho transplante capilar, também chamado de implante capilar.

Microenxerto capilar é diferente de transplante capilar?
Microenxerto capilar é diferente de transplante capilar?

Na prática, os termos significam a mesma coisa: transferência de raízes pilosas das áreas doadoras para as áreas receptoras. Infelizmente, o uso do termo microenxerto capilar tem ganhado algum espaço nas buscas na internet pelo procedimento de transplante capilar. Para atrair pacientes desinformados, alguns profissionais e clínicas ofertam o microenxerto capilar como uma nova técnica, o que caracteriza, no mínimo, uma leviandade.

Microenxerto capilar é diferente de transplante capilar?

A verdade
Transplante ou implante capilar são as nomenclaturas corretas. Esqueça o termo microenxerto capilar.

A cirurgia de transplante capilar pode ser feita de duas maneiras. A primeira é através da técnica FUT (Follicular Unit Transplant), onde retira-se as unidades foliculares por meio de uma incisão linear na área doadora (nuca e laterais da cabeça) medindo aproximadamente 25 a 30cm de comprimento por 1,5 a 2cm de largura.

A região doadora, então, recebe uma sutura para aproximar as bordas que resultará em uma cicatriz linear, camuflada pelos cabelos da região. Uma vez feito o transplante, o paciente deverá usar os cabelos mais longos, no mínimo máquina 3, para camuflar a cicatriz posterior.

na técnica FUE (Follicular Unit Extraction), considerada mais moderna e eficaz, todos os folículos são removidos um a um da área doadora. A FUE oferece vantagens como não deixar cicatriz linear, possibilitando o uso dos cabelos mais curtos, e ainda, pode ser realizada em pacientes que não possuem boa elasticidade na região doadora, entre outras (Saiba mais aqui). Não se deixe levar pelo termo microenxerto capilar.

Microenxerto capilar é diferente de transplante capilar?

Medicamentos tópicos, orais e injetáveis, aliados a técnicas modernas, recursos e equipamentos de ponta também são bastante úteis desde a prevenção e combate a queda até o tratamento pré e pós-cirúrgico nos casos de indicação de transplante capilar. Muito por conta dessa associação, o tratamento clínico para a calvície funciona gera bons resultados para os mais variados problemas capilares. 

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS