A aplicação do botox é um dos tratamentos estéticos mais procurados, ganhando cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos. Isso ocorre nesses locais porque nos últimos anos os profissionais de Odontologia se tornaram habilitados a administrar a substância para fins estético-funcionais com segurança.
Para quais disfunções os dentistas utilizam o botox no consultório?
Bruxismo
O bruxismo é uma disfunção na qual o músculo mastigatório trabalha em excesso durante a noite, desencadeando atrito e desgaste entre os dentes.Optando pelo tratamento com a aplicação do botox, o paciente usufrui dos resultados por meses e fica livre daquelas placas convencionais utilizadas para proteger.
Dor facial
Quando o paciente sofre de alguma dor provocada por alterações na articulação entre o maxilar e a mandíbula, ele pode procurar um profissional de Odontologia e se beneficiar da toxina botulínica, que atua na musculatura da região e elimina as dores.
Sorriso gengival
O uso da substância para corrigir o sorriso gengival é um exemplo da aplicação da toxina para fins estético-funcionais no consultório odontológico.Injetada nos músculos responsáveis pelo sorriso, o botox promove o relaxamento da região, bloqueando a exposição da gengiva, principal característica da disfunção.
Cirurgias de implantes dentários
A toxina botulínica pode ser utilizada antes das cirurgias de implantes dentários com carga imediata para evitarmos força excessiva durante a cicatrização diminuindo intercorrências pós-operatórias.
Tratamento da sialorréia
A toxina botulínica pode ser utilizada para Sialorréia (excesso de saliva) evitando pneumonia em pacientes com Alzheimer, Parkinson, hospitalizados etc.
Seus efeitos começam a partir do quarto dia após a realização do procedimento, podendo ser aplicado com intervalo mínimo de 90 dias. A rapidez dos resultados e a duração dos seus efeitos são duas das vantagens desse tipo de tratamento.
Pouca contraindicação
Como contraindicação, somente os intolerantes à lactose é que precisam evitá-lo, assim como aqueles com algum comprometimento muscular na face.