Bisturi

Conheça a urticária colinérgica, alergia a exercícios

A urticária colinérgica é um tipo de alergia da pele que surge após aumento da temperatura do corpo, que pode acontecer em períodos de calor ou realização de uma atividade física, por exemplo.

Conheça a urticária colinérgica, alergia a exercícios
De:

Este tipo de urticária é também conhecida como alergia ao calor, e é caracterizada pelo surgimento de pequenos caroços vermelhos e com muita coceira nas áreas afetadas, sendo muito comum nas costas e pescoço.

Para tratar esta alteração é necessário diminuir a temperatura corporal com um banho frio, por exemplo, além do uso de medicamentos ou pomadas anti-alérgicas, prescritos pelo dermatologista ou imunoalergologista.

Principais sintomas

A urticária colinérgica geralmente surge em adolescentes e adultos, mas pode acontecer em pessoas de todas as idades e é caracterizada pelo surgimento de pequenos caroços, placas ou manchas avermelhadas pelo corpo, que coçam e podem ser isolados ou vir acompanhados de:

Para diagnosticar este tipo de alergia, o dermatologista deve observar as características da reação na pele, mas pode ser necessária a realização de um teste com aquecimento local, como o contato com água quente por alguns minutos, por exemplo, ou observar a reação da pele quando a pessoa realiza alguns minutos de atividade física.

Em bebês e em algumas pessoas predispostas, também existe um outro tipo de reação ao calor, mas que acontece quando o suor provocado pelo calor entope e inflama os poros e causa uma reação com caroços e coceira na pele, conhecida como brotoeja. 

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS