Bisturi

Como funciona a cirurgia de correção de cicatriz?

As cicatrizes são marcas que dificilmente são eliminadas por completo, porém existem meios de melhorar seu aspecto ou camuflá-las. O procedimento escolhido pode melhorar a sua coloração e espessura.

Como funciona a cirurgia de correção de cicatriz?

A cirurgia de correção de cicatriz destina-se a minimizar a cicatriz de modo a deixá-la uniforme em relação ao tom de pele da paciente e à sua textura circundante. Apesar de o procedimento proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar uma cicatriz que tenha má cicatrização, ela não pode ser completamente apagada.

A remoção cirúrgica da cicatriz é feita por meio de incisões em toda a sua extensão. Após realizá-las, o cirurgião retira toda a fibrose e tecido cicatricial utilizando bisturi ou tesoura. Depois do processo de retirada, o médico realiza pontos internos absorvíveis, e a parte externa pode ser feita com pontos intradérmicos (que ficam completamente escondidos dentro da incisão) ou pontos simples.

O procedimento pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, e é uma boa opção para quem é fisicamente saudável mas se sente incomodado por ter uma cicatriz. O médico irá avaliar cada caso especificamente, e pode recomendar a cirurgia se:

Quais os tipos de cicatrizes que podem ser tratados com a cirurgia?

Após a cirurgia, a área poderá apresentar inchaço localizado, descoloração ou desconforto. A cicatriz demora até um ano para se maturar e chegar ao resultado final. Ao longo da primeira semana após a cirurgia, deve-se evitar atividades físicas intensas, e a exposição ao Sol só está liberada após 30 dias, sem nunca se esquecer do uso do filtro solar mesmo após a completa cicatrização. 

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS