Quem deseja fazer um procedimento cirúrgico precisa entender o funcionamento dele, mas também os riscos da cirurgia plástica. Toda operação oferece algum tipo de risco, uma vez que envolve técnicas mais invasivas.
Os riscos que envolvem a cirurgia plástica voltaram à tona no domingo, depois que a influencer Liliane Amorim morreu aos 26 anos depois de apresentar complicações em uma lipoaspiração.
Após a morte da jovem, a influencer Thayara OG, contou sua própria experiência com a cirurgia plástica. Ela lembrou que fez uma lipo lad em março do ano passado e teve de passar quase uma semana na UTI depois de também apresentar complicações.
Para entender tudo o que é preciso ser observado antes de se decidir por uma cirurgia plástica, Quem conversou com o cirurgião plástico André Maranhão, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
De acordo com o médico, qualquer cirurgia plástica precisa de indicação correta para ser realizada. "É de fundamental importância que o profissional avalie o paciente sob o contexto físico e psicológico.
As queixas são de origem psicológica ou por pressão social, mas não físicas exatamente. Como dizemos frequentemente, 50% do resultado cirúrgico se baseia no procedimento em si e os outros 50% são devidos aos cuidados pós-operatórios e à disciplina do paciente.
Portanto, devemos selecionar bem o paciente para o procedimento. Exames pré-operatórios, preparação para a cirurgia (alimentação, repouso programado e apoio familiar) e peso ideal contribuem para uma boa cirurgia", explica.
O médico esclarece que, em geral, os pacientes devem estar com o peso controlado para diminuir a inflamação corporal (IMC < 30) e ajudar a ter uma cicatrização mais tranquila, uma vez que a gordura possui múltiplos mediadores químicos que podem prejudicar o resultado.
"No caso da lipo, há uma limitação legal de se realizar a retirada de 5% do peso corporal para lipoaspiração seca e 7% em lipoaspirações infiltrativas. Lembrando que qualquer subtipo de lipo se baseia na mesma técnica básica, que é a retirada de gorduras localizadas através de cânulas de aspiração", afirma.