Beleza

Prepare seu fortalecedor caseiro e diga adeus às unhas fracas e quebradiças

As unhas são como o espelho da nossa saúde. Além de refletirem a quantas anda a alimentação que ingerimos, estampam se estamos bem de forma geral. Isso não significa que ir à manicure toda semana é uma solução para disfarçar o mal-estar do corpo

Segundo a farmacêutica Christine Prado Chaves, muitos agentes fortalecedores têm a função de prover micronutrientes diretamente na unha, como as vitaminas e aminoácidos. “Componentes mais complexos formam um filme coeso e resistente, que previne a quebra e deixa a unha mais dura”, explica farmacêutica.

Fortalecedor caseiro
O óleo de cravo, por exemplo, é um produto que pode ajudar com casos de unhas com pouca hidratação, porém, segundo Campos, não é um tratamento de referência para fortalecimento.

“Muitos dos produtos disponíveis no mercado contêm formaldeído, que prometem o fortalecimento das unhas, mas, na verdade, apenas mascaram o problema, sem tratar sua causa”, alerta.

Outra receita caseira para fortalecer as unhas: “Misture 2 colheres de sopa de azeite de oliva com 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas. Coloque numa vasilha que seja, suficientemente, funda para mergulhar as unhas.

Diariamente, antes de dormir, coloque no micro-ondas para amornar e deixe as unhas mergulhadas por cinco minutos”. O ideal é evitar lavar as mãos, com sabão, pelo maior tempo possível e deixar, se possível, as unhas secas após o processo.

“Recomendo fazer esse procedimento antes de dormir, durante sete dias. O mesmo óleo pode ser reaproveitado por várias vezes. Funciona apenas nas unhas sem esmalte”, explica a dermatologista.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS