Beleza

Faz tão bem! Água quente nos pés: descubra os grandes benefícios e como fazer escalda-pés que curam

Colocar água quente nos pés: uma maneira de relaxar, melhorar a sua saúde e promover longevidade. Conheça todos os benefícios e como fazer!

Você já deve ter ouvido falar de acupuntura. De acordo com esse tratamento chinês, existem 60 pontos nos pés que estão associados com o estômago, bexiga, fígado, baço, rins e vesícula biliar, de tal forma que ao colocá-los em água quente, irá ajudar a abrir congestionamentos e melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo.

Colocar água quente nos pés todas as noites irá trazer incríveis benefícios não apenas para essa parte do corpo, mas também para os outros órgãos, além de aumentar a função imunológica e te ajudar a se sentir mais relaxado e descansado.

Benefícios de água quente nós pés

1. Reduz a ansiedade e depressão
Os famosos escalda-pés podem ajudar na luta contra a depressão, já que são capazes de diminuir e /ou eliminar completamente a tensão, confusão mental, raiva, a hostilidade e a ansiedade.

2. Melhora a circulação sanguínea
A imersão e a limpeza dos pés em água quente reduzem a inflamação e estimulam a circulação, levando o sangue congestionado aos vasos dilatados nos pés e na parte inferior das pernas.

3. Ajuda contra a fadiga
Pode parecer contraditório que água quente nos pés seja ao mesmo tempo calmante e energizante, mas sim, essa imersão tem o poder simultâneo de acalmar e despertar o corpo, além de melhorar o humor e ajudar a baixar a pressão arterial e melhorar seus hábitos de sono.

4. Suaviza e embeleza os pés
Qualquer pessoa que frequente ou já tenha ido a uma pedicure sabe que um dos passos essenciais no processo estético é deixar os pés por um tempo mergulhado em água morna, pois isso ajuda a reduzir a presença e a aparência de problemas típicos dos pés, como calos, pele seca, áspera, calcanhar rachados, ajuda a tirar cutículas, etc.

5. Aquece o sangue e a alma
Colocar água quente nos pés aumenta a temperatura geral do seu corpo, o que pode aliviar a tensão muscular e mental, o estresse e aumentar a atividade das células brancas do sangue. Tudo isso estimula o sistema imunológico, que previne doenças e aumenta a saúde e o bem-estar geral.

Como fazer!
Imergir os seus pés apenas em água quente já é muito benéfico para a sua saúde física e mental, porém, existem algumas receitas fáceis que também são muito eficazes para o tratamento dos pés. Veja algumas delas.

1. Água quente nos pés com Listerine
Se você está com a pele do pé seca e os calcanhares rachados, colocar seus pés em água quente com listerine pode fazer maravilhas. O Listerine é um antisséptico bucal que provou ser muito eficaz para os calos e pés ressecados.

Além disso, esse produto também é eficaz contra todos os tipos de bactérias e mata todos os fungos e germes que poderiam levar ao pé de atleta. Basta misturar uma parte do Listerine original com duas partes de água e mergulhar os pés por cerca de 15 a 20 minutos.

2. Vinagre de maçã
Tecnicamente, qualquer tipo de vinagre é ótimo para banhar os seus pés devido às suas propriedades antibacterianas e esfoliantes, mas o vinagre de maçã tem um lugar muito especial no mundo dos tratamentos de beleza caseiros.

Para fazê-lo, basta diluir uma xícara de vinagre de maçã em água quente e desfrutar do seu escalda-pés por pelo menos entre 10 a 15 minutos por cerca de 2-3 vezes por semana. Apenas uma sessão não deve trazer ótimos resultados, porém o efeito cumulativo significa melhores unhas e pés mais saudáveis e macios.

3. Vinagre e Listerine
Essa interessante mistura supostamente não suaviza a pele do pé, mas ajuda a eliminar a pele morta sem que você tenha que usar ferramentas afiadas, já que essa pele deve sair praticamente sozinha.

Misture 1 parte de Listerine ouro ou âmbar com 1 parte de vinagre e duas de água e deixe de molho por pelo menos 10 minutos. Use um removedor de calos como uma lixa ou um ralinho para remover qualquer pele ruim. O vinagre ajuda a esfoliar a pele facilmente e será preciso apenas lixar um pouquinho após a imersão.

Obs: Usar Listerine azul será tão eficaz quanto o ouro, âmbar ou marrom, porém pode manchar temporariamente a sua pele e fazer com que você tenha belos pés azuis, por isso os mais recomendados são o dourado, âmbar ou marrom. Depois de terminar, lave sempre os pés.

4. Detox para os pés
Existem várias receitas para te ajudar a desintoxicar o seu corpo através do banho com água quente nos pés, e os ingredientes mais populares para os banhos de desintoxicação dos pés são os sais de Epsom, argila, bicarbonato de sódio e gengibre fresco ralado.

Sais de Epsom: adicione uma xícara de sais de Epsom ao seu banho de pés quentes e proceda como de costume.
Argila: dissolva ½ xícara em água morna seguindo as instruções do fabricante.
Bicarbonato de sódio: dissolva 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia e deixe de molho o quanto quiser.
Gengibre: corte duas raízes pequenas de gengibre e despeje quatro xícaras de água fervendo sobre elas. Deixe descansar por cerca de 15 minutos e adicione essa água de gengibre em sua imersão para os pés. É possível substituir o gengibre recém-ralado por gengibre em pó embora o gengibre fresco seja mais potente.

5. Banho de pés para o pé de atleta
Você pode aliviar o pé de atleta com um banho nos pés com vinagre de maçã como mencionado acima, no entanto, se o seu caso for grave, precisará fazer isso diariamente.

Outros remédios naturais para o pé de atleta são:

Banho de chá Pau d’Arco: cerca de 6 sacos de Pau d’Arco em 8 xícaras de água quente.
Óleo essencial de árvore-do-chá: coloque cerca de 20 a 25 gotas de óleo essencial de tea tree em uma pequena bacia com água.

Tanto o Pau d’Arco quanto o óleo da árvore-do-chá devem ser usados várias vezes ao dia para serem eficazes.

6. Remédio para Onicomicose
Onicomicose, também conhecido como tinha das unhas, é uma infecção que ocorre nas unhas dos pés, e as imersões com Listerine, vinagre ou ambos como mencionado acima são tratamentos eficazes para os fungos. No entanto, se você quiser se livrar completamente do seu problema com o fungo, precisará mergulhar seus pés diariamente.
Lembre-se sempre de lavar os seus pés depois deste banho.

7. Pés doloridos
Use os sais de Epsom junto à água quente nos pés e deixe de molho enquanto estiver confortável para aliviar os pés doloridos.

Cuidar dos pés ajuda a tornar os dias menos estressantes e não só traz incríveis benefícios para a saúde física e mental como é algo que te dará muito prazer. Você pode aproveitar esse momento relaxante para ler um livro, revista, escutar uma música relaxante ou fazer qualquer coisa que te acalme e traga sensação de bem estar.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS